Faro, Capital da Cultura




The Virgin
Inspirado num mito do século IX, passado na cidade a Vila-Adentro, ressuscita-se Virgem Maria dos mares de Faro.
Então, esta mistura da mitológia com a história divina, a ligação da actividade marítima mais antiga daquela cidade, a pesca. Na vila-Adentro conviviam muçulmanos e cristãos sendo esta a última comunidade importante, como o comprovava a alteração do nome e imagem de Virgem Maria colocada sobre as muralhas.
Aqui nasce o mito, ao tomarem posse da aldeia, os arábes teriam encontrado uma imagem de Virgem Maria que arremessaram ao mar. Por castigo divíno, as águas deixaram de dar peixe, que anteriormente existiam com abundância. Recuperada a imagem, e restituídas as honras, a pescam nasceu novamente, dando uma nova esperança a estes pescadores.
Foi criado um coordenado de linha anos 50 em tussa, com apontamentos de rede tecida, recriando a actividade maritíma exercida na altura, ainda com apontamentos de cor e cortes, inspirados nas profundezas dos mares, e de tudo o que nele habita.
O corte do vestido é desigual, desde a zona do peito à margem do vestido, aplicação de triângulos de rede tecida nos vários cortes que neste apresenta. A utilização de um saiote em tule, dando uma forma acentuada e feminina ao coordenado.
Painél cromático são o verde citrino e apontamentos de azul céu, rosa e amarelo.
Ainda como surpresa, a manequim que desfilou com o coordenado foi Sofia Aparício, um icone da Moda nacional.
Conquistou assim o primeiro lugar no concurso Moda Algarve 2005